ENTREVISTA INSTITUIÇÃO PÚBLICA

Para verificar como se dão os processos de gestão de materiais em restaurantes públicos,   entrevistamos a nutricionista responsável por um desses locais. A profissional respondeu as 10 questões abaixo de acordo com suas respectivas realidades de trabalho.

A entrevistada deste post foi a Nutricionista Kelly Christiane Chey dos Reis, uma das responsáveis pelo Restaurante Universitário da Universidade Federal do Paraná : 

      1. Como se dá o processo de compra dos alimentos utilizados pelo estabelecimento?       
      R:através de pregão eletrônico, já que se trata de órgão público federal

      2. Com que frequência a compra dos gêneros alimentícios e outros suprimentos é realizada? 
    R: Hortifrúti, pães e carnes: diariamente,  semi-perecíveis: quinzenalmente, descartáveis e produtos de limpeza: mensalmente.              

      3. Quem é o responsável pelo processo de compras e recebimento destas?
      R: O almoxarifado geral dos RU, que redistribui os gêneros (exceto pães que são entregues em cada RU diretamente pela panificadora).

   4. Há algum protocolo de recebimento dos gêneros alimentícios com procedimentos específicos?         
     R: Sim, eles têm que atender às características indicadas no pregão para cada gênero. Ex: maçãs têm que ser vermelha, nacional, gala ou fuji, embaladas em caixas com até 120 unidades, classificadas e selecionadas, de 140g a 160g cada, não apresentar pontos escurecidos, podridão ou bolor e ter FC máx de 1,47.  Bife de coxão mole: sem gordura, unidades de 120g, com espessura entre 5 e 8mm, não devem ser amaciados, deve ser de macho, resfriado e embalado a vácuo, em pacotes de 5kg.

       5. Há critérios determinantes para a contratação de fornecedores?
      R: Sim, os critérios são estabelecidos de acordo com cada alimento/produto e documentados no Pregão.

       6. Quanto à relação com o fornecedor, como é feito o acordo de compra e fornecimento?
       R: A modalidade é o Pregão Eletrônico.

       7. O estabelecimento dispõe de estoque/almoxarifado?
     R: Sim: 1 estoque de semi-perecíveis, outro para produtos de limpeza e 4 câmaras frias (laticínios, hortifrúti, carnes resfriadas e congelados).

      8. Existem políticas ou ferramentas de administração do estoque/almoxarifado? Se não, quais as circunstancias para que os pedidos de compra sejam refeitas?
       R: Sempre que o produto não atende o especificado em contrato, o fornecedor é acionado (no pregão já há um prazo de 1 dia para reposição do item fora de conformidade) e ou repõe o item ou é multado.

       9. O estabelecimento faz uso de algum tipo de programa ou outro meio informatizado para o controle do estoque/almoxarifado?
       R: Na unidade  o controle é feito através de planilhas do Excel.

       10Há algum funcionário responsável por esse controle?
       R: Sim, são 2 servidores que fazem todo o controle de entrada/saída de gêneros na Unidade.
     
       Obs: As informações acima foram divulgadas com o consentimento e ciência da entrevistada. 



      

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