ENTREVISTA INSTITUIÇÃO PRIVADA

 A entrevistada nesta postagem foi a Nutricionista Andrea Lange, proprietária do Restaurante Curitiba Light, no bairro Jardim das Américas, Curitiba-PR.
    
    1. Como se dá o processo de compra dos alimentos utilizados pelo estabelecimento?       
      R: A maioria dos alimentos são obtidos através de fornecedores, como é o caso das carnes, peixes e frango. Contudo, alguns alimentos como arroz, feijão e farinha são comprados pelos proprietários ou funcionários, pois atualmente, para estes insumos, o valor dos supermercados está mais vantajoso do que o dos fornecedores.

     2. Com que frequência a compra dos gêneros alimentícios e outros suprimentos é realizada?  
      R: Semanal ou diariamente dependendo do alimento. Por exemplo os peixes e o frango são comprados 2x por semana, já a carne 3x. Hortifruti são recebidos diariamente e grãos, bem como o arroz e o feijão são comprados a cada 15 dias. 

      3. Quem é o responsável pelo processo de compras e recebimento destas?
   R: O responsável pelas compras é o esposo e também proprietário do restaurante. O recebimento delas é feito por funcionário fixo, que está apto a realizar a avaliação da qualidade destas.

    4. Há algum protocolo de recebimento dos gêneros alimentícios com procedimentos específicos?        
     R: É realizada a conferencia da nota fiscal dos produtos, abertura e avaliação da qualidade das carnes, peixes e frango e também a avaliação da qualidade dos hortifrutis em presença dos fornecedores. 

      5. Há critérios determinantes para a contratação de fornecedores?
    R: Sim, só são comprados os produtos dos fornecedores que vão até o restaurante, desta forma, é realizada uma avaliação da qualidade dos produtos ofertados.

      6. Quanto à relação com o fornecedor, como é feito o acordo de compra e fornecimento?
      R: O restaurante possui fornecedores fixos que por o servirem há bastante tempo, tem uma relação de confiança e parceria na qualidade dos produtos e pontualidade das entregas. As compras são feitas através de catálogos ou amostras disponibilizadas por aqueles que se atenderem aos padrões de qualidade do estabelecimento são realizadas.

      7. O estabelecimento dispõe de estoque/almoxarifado?
      R: Não, o restaurante presa pela rotatividade dos produtos a fim de evitar o envelhecimento e manter o frescor dos alimentos, portanto, eles não são mantidos em estoque.

    8. Existem políticas ou ferramentas de administração do estoque/almoxarifado? Se não, quais as circunstancias para que os pedidos de compra sejam refeitas?
      R: Como não há estoque, diariamente é feito o levantamento com as funcionárias da cozinha sobre a quantidade de alimentos de acordo com o cardápio a fim de verificar a necessidade de compra. Contudo, por se tratarem de pessoas experientes no ramo, as previsões de compras e períodos estabelecidos como mencionado nas questões anteriores permitem que o fluxo seja bem ordenado evitando imprevistos.

      9. O estabelecimento faz uso de algum tipo de programa ou outro meio informatizado para o controle do estoque/almoxarifado?
      R: Não.

      10Há algum funcionário responsável por esse controle?
      R: Sim, o proprietário e as funcionárias da cozinha fazem esse levantamento diariamente.

       Obs: As informações acima foram divulgadas com o consentimento e ciência da entrevistada. 

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