CURVA ABC

Também conhecida como Regra 80/20 ou Análise de Pareto, a curta é uma ferramenta utilizada onde os pontos são organizados em ordem de relevância. Ela examina os estoques, identificando os itens que necessitam atenção e tratamento adequados de acordo com o seu manejo.

Ela consiste na verificação, em um período de 6 meses ou 1 ano, normalmente, do consumo em valor monetário, ou quantidade dos itens de estoque, para que eles possam ser classificados em ordem decrescente de importância. (UNISANTA, 2007).


Então é feito uma divisão dos itens, de acordo com a importância:


Classe A: de maior importância, valor ou quantidade, correspondendo a 20% do total – podem ser itens do estoque com uma demanda de 65% num dado período;


  • Classe B: com importância, quantidade ou valor intermediário, correspondendo a 30% do total – podem ser itens do estoque com uma demanda de 25% num dado período;

  • Classe C: de menor importância, valor ou quantidade, correspondendo a 50% do total – podem ser itens do estoque com uma demanda de 10% num dado período


De Acordo com a Unisanta (2007), obtém-se a curva ABC através da ordenação dos itens que serão analisados, conforme sua importância relativa no grupo.
  1. Relaciona-se todos os itens que foram consumidos em determinado período (1);
  2. Para cada item registra-se o preço unitário (2)
  3. E o consumo (3) no período considerado (se a análise fosse sobre vendas, ou sobre transporte, ao invés de consumo seria usada a quantidade vendida, ou a quantidade transportada, etc.); 
  4. Para cada item calcula-se o valor do consumo (4), que é igual ao preço unitário x consumo;
  5. Registra-se a classificação (5) do valor do consumo (1 para o maior valor, 2 para o segundo maior valor, e assim por diante).
 Exemplo: considerando um controle de estoque, composto de dez itens: 




  1. Ordena-se os itens de acordo com a classificação (5);
  2. Para cada item, lança-se o valor de consumo acumulado (6), que é igual ao seu valor de consumo somado ao valor de consumo acumulado da linha anterior;
  3. Para cada item, calcula-se o percentual sobre o valor total acumulado (7), que é igual ao seu valor de consumo acumulado dividido pelo valor de consumo acumulado do último item.
 Exemplo: 





FONTE:

 UNISANTA. Como se obtém a curva ABC?. São Paulo, 2007. Disponível em: <http://cursos.unisanta.br/civil/arquivos/Como-obter-curva_ABC.pdf>. Acesso em 27 abr. 2018.

TURCI, D. Como utilizar a curva ABC para gestão de estoque. São Paulo, 2016. Disponível em: <https://endeavor.org.br/curva-abc-gestao-estoque/>. Acesso em: 17 abr. 2018.

ENDEAVOR BRASIL. Curva ABC: cliente felizes e redução de custo em um método só. São Paulo, 2015. Disponível em: <https://endeavor.org.br/curva-abc/>. Acesso em: 17 abr. 2018.



Comentários

Postagens mais visitadas